9 Abril, 2025

O ATO recebeu os responsáveis pelo projecto de inclusão para passageiros neurodivergentes.

O corpo directivo da ATO Airport Temporary Operator participou, na quinta-feira, 27 de fevereiro, de uma palestra sobre promoção da acessibilidade para passageiros neuro divergentes (pessoas cujo funcionamento cerebral diverge do padrão predominante).

A sessão foi conduzida pela fonoaudióloga e especialista om transtornos do neurodesenvolvimento Indiara Horta, que irá implementar um projecto de inclusão no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto. O objectivo é garantir que todos os profissionais do ambiente aeroportuário estejam preparados para receber passageiros neuro divergentes, com especial atenção às pessoas no espectro do autismo, que enfrentam desafios acrescidos em espaços com múltiplos estímulos sensoriais, como ruído, luminosidade intensa e grandes aglomerações.


Para criar um ambiente mais acolhedor e acessível, a formação abrangerá todos os intervenientes no ecossistema aeroportuário, capacitando-os a identificar estes passageiros, abordá-los corretamente e garantir um atendimento adaptado, com técnicas que proporcionem conforto e segurança.

Indiara Horta, fundadora do centro de desenvolvimento Kuzola Mona e da plataforma Capacitar para Cuidar - que se dedica à formação de jovens angolanos nas áreas da saúde e educação, além de apoiar famílias atípicas acredita que este projecto pode elevar Angola a um novo patamar em termos de inclusão e acessibilidade.